Página InicialEspiritismo Científico

História

O Espiritismo Científico em si nasceu no final do Século XIX, quando realmente começaram os estudos científicos sérios contra as práticas ditas mágicas ou espirituais, em geral caixeiros viajantes que vendiam poções e clássicos charlatanismos que tanto vemos nos filmes.
 
Esta prática, desde a Idade Média era constante, misturando conceitos de religião com a pseudo-ciência.
 
Este texto não é técnico nestas matérias. Não se pretende fazer análises convencionais, apenas os relatos históricos daqueles Grandes Vultos que envolvidos neste processo, permitiram sustentar e a credibilidade do Espiritismo, tornando fato e não apenas crença a existência multiplanar do ser senciente.
 
Referência compulsória deve ser feita à leitura inicial da História do Espiritismo em si, para que se possa focar exclusivamente no que se refere aos estudos físicos, químicos e biológicos do Espiritismo. Naquele texto já se tem bem detalha esta História, quando para o CEAK a redigimos. 
 
Conforme nela descrita, a melhor divisão dos períodos da História é aquela descrita por Charles Richet:

1°Período: Mítico: da Antiguidade até Mesmer (1776)
2°Período: Magnético: de Mesmer às irmãs Fox (1847)
3°Período: Espirítico: das irmãs Fox, passando por Allan Kardec, até William Crookes (1872)
4°Período: Científico: de Crookes até o presente.

Então, o Espiritismo Científico, propriamente dito, nasceu com os estudos começados no famoso caso das Irmãs Fox, o merco divisor para o Período Científico, quando Crookes descreveu e criou o seu tubo, contendo gases sensíveis.
 
Ao atribuirem uma causa consciente à emissão de energia do corpo humano, não apenas uma energia, mas com conteúdo corpuscular além de luminoso, definiu Charles Richet o termo que consagrado ficou, o conceito de “ectoplasma“, advento do “Pai do Espiritismo Científico”, o famoso astrônomo Camille Flammarion.
 
Flammarion foi a importante transição entre os Período Espirítico e o Científico. Em 1923, proferiu célebre palestra na associação de parapsicologia por ele criada, a Society for Psychical Researches. Ele afirmou que acreditava em telepatia, duplo elétrico, teoria da fita de pedra e raras manifestações mediúnicas. “É somente pelo método científico que podemos progredir na busca da verdade. A crença religiosa não deve tomar o lugar da análise imparcial. Devemos estar constantemente em guarda contra as ilusões “. Preconizava o raciocínio científico para o estudo da mediunidade, sem conceitos e crenças religiosas. Não obstante, aceitava a imortalidade da alma, não como mero princípio dogmático da fé, mas como uma realidade decorrente da libertação da alma, de seu corpo, a energia senciente livre.

 
Progressivamente, nos últimos 150 anos, a evolução humana permitiu a concomitante evolução científica, lembrando-se que nem sempre a evolução moral está par e passo com a técnica. O que não impediu, conforme novos aparelhos fossem surgindo, tais como telégrafo com e sem fio, telefonia, gravadores sonoros (fonógrafos e discos), rádio, televisão, computadores, todos eles fossem de alguma forma testados e usados na pesquisa dos fenômenos espíritas, ou ainda ditos paranormais,
 
Em geral o primeiro uso é lançado mão pelos questionadores, querendo provar a fraude, o embuste, o que também é muito válido, pois é um fato isso acontecer. No entanto, quando as informações obtidas respaldam a existência nos dois planos, tornam-se valiosas ferramentas de certificação.
 
Então, atualmente, o Estudo do Espiritismo, além do estudo de suas outras duas vertentes inseparáveis (Filosofia e Religião). – compreende, enquanto Científico:
 
1. Física Espírita
2. Química Espírita
3. Biologia Espírita
 
Estas estudos podem ser divididos em Clássicos e Modernos.
 
Os Estudos Clássicos são os já referidos aqui e na página de História do Espiritismo, conforme acima o link para o CEAK, especificamente nos parágrafos do 4ª Período.
 
Destacam-se os estudos de diversos Grandes Vultos, em nestes três grandes setores:
 
1. Medidores Físico-Químicos, tais como ampola de William Crookes, estudos de Mendelev quanto às propriedades físico e químicas das manifestações bioenergética, ectoplasmia e afinas. 
2. Registros Auditivos e Visuais:
– Registros fotográficos desde as sessões da Codificação,
– Fenômenos das Vozes Eletrônicas, Registro de Vozes do Além, citando-se D’Argonnel, Figner e outros, no pioneirismo. 
3. Aparelhos de Avaliação Bioenergética: Monitorização de médiuns, desde Ernesto Bozzano, do Círculo de Minerva, com as mais famosas médiuns, tais como Eusapia Palladino e Florence Cook. Nestes estudos, acompanhado por outros grandes pesquisadores.
 
Os Estudos Modernos são os considerados aqueles da segunda metade do 4º Período em diante, à partir dos avanços obtidos com a tecnologia após a II Guerra Mundial, quando começaram a aplicar o uso de mais modernos aparelhos, com a evolução dos métodos pré-existentes.
 
Assim, temos a evolução das pesquisar em Transcomunicação Intrumental, TCI, através de nomes tais como  Friedrich Jürgenson (1903-1887), Konstantins Raudive (1909-1974), George Meek (1910-1999).  Hernani Andrade (1913-2003) foi o brasileiro grande estudioso de FVE/TCI. 
 
Vale ressaltar que de alguma forma, mesmo com aparelhos cada vez mais sofisticados, a presença de um medium é necessária, para os aparelhos funcionarem em suas plenitudes. Ainda que não os manipulassem diretamente, a presença seria catalisadora para o processo.
 
Para os que desejarem de fato aprofundarem seus estudos em Biologia e Espiritismo, sugere-se o homônimo livro de João Fernandes da Silva Junior, onde encontrará os fundamentais passos destes estudos mais avançados. 
 
E, escrito à luz de uma ciência convencional não conflitante com a verdade da natureza espiritual da existência, registra-se aqui a atual e sólida recomendação da leitura de toda a obra de Paulo César Fructuoso, cirurgião oncológico que dedicou sua vida a este estudo, enquanto sério pesquisador no Lar Frei Luiz.  Recomenda-se, pelo menos, a leitura de “A Face Oculta da Medicina”, onde está a grande síntese da análise mais moderna e profunda desta matéria. 
 
Dentro dos estudos da Fase Moderna do 4ª Período temos que incluir o conceito da Exobiologia Espírita, como parte da própria Biologia Espírita em si, onde compreendemos que independente do planeta ou plano, a natureza senciente se faz presente e reconhecida, como queira desde o descrito classicamente desde a Bíblia, onde sabemos existirem “diversas moradas na Casa de Meu Pai”.
 
Neste estudo, artigo escrito e publicado especificamente para o CEAK RJ, procuramos sintetizar o entendimento da interseção entre as Ciências convencionais e o Espiritismo, na questão da pluralidade de mundos habitados, em diferentes níveis de existência, em diferentes planos da própria existência em si.
 
A grande interseção que se se faz mister entre até entre o Fenômeno UFO e o Espiritismo.
 
Quanto à literatura recomendada, no que se refere aos UFO/OVNI, recomenda-se a vasta obra de A. Moacyr Uchôa, nosso grande expoente nesta área. Sugere-se iniciar o estudo avançado pelo livro “Além da Parapsicologia”.
 
Apesar de explicitamente não ter a princípio feito a conexão temática espírita, dentro de uma abordagem mais parapsicológica e até por vezes parecendo ficção científica, vê-se nas suas última obras a inegável conexão existente.
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Nota: como diversas obras citadas tem direitos autorais registrados, principalmente as mais modernas, não temos nenhuma participação comercial em fazer os links às mesmas, apenas estamos respeitando os já descritos direitos legais.